Blog

Mudanças no Instagram e a concorrência com o Tik Tok

Mudanças no Instagram e a concorrência com o Tik Tok

12 |14 de Agosto

Recentemente, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou mudanças no Instagram que vão impactar diretamente a forma como usamos e enxergamos a plataforma.

Segundo ele, o Instagram não é mais apenas um app de compartilhamento de fotos, mas sim de conteúdos em vídeos e voltados para entretenimento.

Quer entender o porquê das novas mudanças no Instagram e como isso pode impactar a sua marca? Então acompanhe este conteúdo e boa leitura!

Por que o Instagram vai mudar?

Segundo o próprio Mosseri, as mudanças vêm justamente por conta da alta concorrência com plataformas como o YouTube e o Tik Tok, que vêm crescendo de forma exponencial.

Para se ter uma ideia, o Instagram, que foi lançado em 2010, tem hoje cerca de 1,2 bilhão de usuários ativos. Já o Tik Tok, que foi lançado em 2016 e teve seu boom em 2020, já possui mais de 700 milhões de usuários ativos em todo o mundo. É realmente um crescimento impressionante!

Em seu pronunciamento, Mosseri explicou que o Instagram, que já tinha a característica de ser um app de compartilhamento de fotos, agora passará a dar mais foco a conteúdos em vídeo. Ou seja, seguindo a tendência de seus concorrentes.

Por que o Tik Tok cresceu tanto?

O Tik Tok é realmente o app do momento. Se você trabalha com digital e ainda não se rendeu a ele, aí vai uma dica de amigo: o momento para se atualizar e entender como ele funciona é agora!

Afinal, o Tik Tok foi o aplicativo mais baixado de 2020 e em 2021 sua curva de crescimento segue em alta. Queridinho principalmente do público mais jovem, ele indica uma tendência de consumo e compra pelo qual todas as marcas precisam estar atentas.

Então, para entender o motivo do seu sucesso, precisamos analisar o seu algoritmo altamente otimizado: o aprendizado de máquina da plataforma é que determina com quais tipos de conteúdo o usuário pode se envolver com mais facilidade. Para isso, ele identifica vídeos semelhantes aos quais o usuário viu e também capta dados assim que a conta é criada, no momento de selecionar os interesses.

No caso do YouTube, não é diferente: pioneira no mercado de conteúdo por vídeos, a empresa está sempre buscando por inovação e novas parcerias. Ao longo do tempo, o YouTube passou por grandes mudanças como publicação de vídeos em HD, possibilidade de anúncios na plataforma, monetização para criadores de conteúdo e muito mais.

Tudo isso, atrelado ao aumento da busca de consumo por vídeo, alçou o YouTube ao título de segundo maior site da internet, atrás apenas do Google, segundo dados da Hootsuite.

Quais são as mudanças anunciadas para o Instagram ainda em 2021?

Para competir com tamanha concorrência, Adam também anunciou algumas novidades no Instagram, ainda em 2021,onde os usuários poderão desfrutar de recursos que esperavam há um bom tempo.

Pelo que vem sendo falado, esta será uma das atualizações mais importantes da empresa até então. Acompanhe a seguir algumas das principais mudanças do Instagram:

• Selos para a monetização de lives;
• Possibilidade de publicação de posts pelo desktop;
• Sticker de links nos Stories sem precisar ter 10 mil seguidores;
• Stories para fãs por assinatura;
• Tag de compras pelos Stories, Reels e feed;
• Recomendação de conteúdos de contas que o usuário não segue;
• Função de avanço nos áudios do Messenger (semelhante ao implementado pelo WhatsApp);
• Novas cores para o plano de fundo dos Stories;
• Pesquisa visual;
• Atalho para ligação por direct.

Com tantas mudanças, como criar conteúdo e fazer sucesso no Instagram?

É fato que acompanhar todas essas mudanças não é uma tarefa fácil e requer dedicação dos criadores de conteúdo nas redes sociais.

No caso do Instagram, com o anúncio de que a plataforma vai priorizar o alcance dos vídeos do IGTV e Reels ao invés de imagens no feed, é preciso estar atento e incluir essas opções em sua estratégia.

É claro que não é necessário abandonar os posts com imagens ou desistir de produzir por não ter familiaridade com os vídeos. É preciso ser criativo e encontrar formas de mostrar o seu produto ou serviço de outras formas, além de contar com canais de distribuição própria, ou seja, aqueles em que o seu conteúdo não depende de um algoritmo para chegar ao usuário final (e-mail, blog, Telegram e etc).

O ClickNaBio já conta com recursos para compartilhamento de vídeos das plataformas mais populares atualmente como Youtube, Vimeo, Twich, Instagram, TikTok e muito mais. Aproveite para criar sua conta e conhecer de perto das as funcionalidades clicando aqui.